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Foto do escritorCarla Araujo

Contando a história da transformação digital na Consultoria de Imagem.

Meu nome é Juliana Berman, sou Consultora de Imagem e empreendedora. Fundadora da Neuf - Consultoria de Imagem e do MOSTY, que lançou o primeiro aplicativo e a primeira plataforma voltados para as Consultoras de Imagem no Brasil. Vou contar como surgiu essa ideia inovadora que está revolucionando o atendimento e a entrega dos resultados na Consultoria de Imagem. Falarei também sobre a minha transição de carreira e como a minha própria experiência na área me levou a esse novo negócio em paralelo.


Tudo começou quando retornei de um período sabático em Toronto. Eu e o meu marido decidimos passar 3 meses no Canadá (no verão, é claro). Foi um momento nosso, para repensar algumas questões. Depois de 11 anos trabalhando em agência de publicidade aquela rotina já não me motivava mais, era como se eu vivesse no "piloto automático" (casa - trabalho - casa) e eu não podia permitir isso, afinal, era muito jovem e com muita vontade de realizar e ser feliz com algo que me preenchesse. E foi lá em Toronto que conheci a Consultoria de Imagem, através de um serviço personalizado que uma loja oferecia com uma profissional qualificada. 


Ao voltar para o Brasil, em junho de 2016, busquei mais informações sobre esta profissão e fui surpreendida com várias profissionais incríveis, que já tinham muitos anos de carreira. Nessa mesma busca, conheci a AICI e fiquei muito orgulhosa e surpresa ao saber que existia uma associação de Consultoras de Imagem. Então, com tanta informação, fiz um planejamento, tracei as metas e comecei a executar minha transição de carreira. É engraçado pois uma das minhas metas era participar da Conferência Global da AICI em Chicago, sempre brincava com meu marido e dizia : "Se prepara que 2019 vamos conhecer Chicago".


Depois que voltei do Canadá, fiquei mais 1 ano na agência na qual trabalhava e, em paralelo, fui colocando em ação a criação e o desenvolvimento da minha empresa, coisas como: identidade visual, site, entender quais serviços iria oferecer. Nos últimos 5 meses, fiz vários atendimentos com um método que criei, mas daí chegou o momento do meu primeiro curso, em abril de 2017, com a Ilana Berenholc e parece que eu adiantei 20 anos de profissão, tudo ganhou mais sentido e comecei ali um novo momento. Logo depois, me interessei pelas cores e fiz o curso de Luciana Ulrich. Tive o imenso prazer de ganhar mais conhecimento do poder das cores e ter ao meu lado uma pessoa que me ensina muito.



Com a vontade que tinha, com os cursos que eu estava fazendo, com toda a identidade visual já criada (site, marca, serviços e valores) estava na hora de assumir de vez essa profissão e me jogar de cabeça. E foi isso que fiz! Mas, antes, tive que encarar a conversa mais difícil que já tive com os meus pais (quem já passou por isso vai me entender). Precisei me preparar para aquele momento, afinal, trabalhava em uma agência super conhecida, tinha um cargo e um salário que muitos gostariam e ia trocar tudo isso por algo novo, por uma profissão que quase ninguém conhecia e que sempre precisava de uma explicação. E lá fui eu encarar esta conversa com todos os pontos que deveria falar devidamente listados, com todo o planejamento de cursos, mostrei que já estava atendendo alguns clientes e ganhando um dinheirinho, apresentei meu site e como estava feliz com aquele novo desafio. Com tudo isso, eles não tiveram outra opção se não me apoiar. Ufa! Naquele momento tudo estava convergindo a favor, me sentia feliz e segura. 


E então, em Agosto de 2017, me tornei 100% empreendedora na Neuf - Consultoria de Imagem. Nesse mesmo ano, muitas sementes que haviam sido plantadas enquanto ainda estava na minha antiga profissão deram frutos e parcerias foram firmadas. O número de clientes começou a aumentar e consequentemente o faturamento também.


Depois de um ano na Consultoria, percebi que a minha entrega, que até então era algo intangível, precisava ser aprimorada e atrativa para que os próprios clientes me divulgassem criando um ciclo virtuoso de novos negócios. Eu queria criar uma conexão ainda maior com as minhas clientes. Foi então que resolvi colocar em prática um desejo que tinha de criar um aplicativo para Consultoras de Imagem. O plano inicial era criar um aplicativo que fosse um diferencial para minha empresa e meus atendimentos. 


Percebi que a minha entrega, que até então era algo intangível, precisava ser aprimorada e atrativa para que os próprios clientes me divulgassem criando um ciclo virtuoso de novos negócios.

Um dos momentos mais inesquecíveis que vivi foi quando usei o aplicativo pela primeira vez com uma cliente e pude ver a felicidade e importância que foi para ela ter todas as informações no celular. Cada gritinho era uma satisfação enorme para os meus ouvidos e enchiam meu coração de alegria. Lembro que mostrei logo de início os looks criados no Closet Virtual, depois o Guia de Estilo e a cartela de cor online. Pronto! Posso dizer que finalizei aquele atendimento com chave de ouro e dali em diante todos seriam daquele mesmo jeito, com a trilha sonora dos gritinhos e palminhas animando cada etapa da consultoria. E aí veio o pensamento: por que não permitir que mais consultoras tivessem acesso a essa ferramenta e pudessem ouvir essa maravilhosa melodia? Foi aí que o MOSTY virou "gente grande" e passou a ser uma empresa sendo disponibilizado para várias consultoras e muito mais clientes. 


O projeto ganhou corpo, se aprimorou e subiu um novo degrau, com uma importância ainda maior, pois além de ser um aplicativo para compartilhar a entrega da Consultora com a sua Cliente, passou a ser uma plataforma onde todas as informações são armazenadas e nós, consultoras, conseguimos unificar as anotações e documentos no mesmo espaço. E isso tudo pode ser alimentado tanto pelo computador como pelo celular. Assim nasceu o MOSTY - abreviação de My Own Style, ou seja, Meu Próprio Estilo - que foi lançado em abril de 2019 na Conferência da AICI em Chicago. Não é que o meu sonho se tornou realidade, não só fui para Chicago participar da conferência Global de Consultoria de Imagem, como, fui expositora com o MOSTY, foi muita alegria!!




Parece pouco tempo, escrevo esse texto em agosto, mas nesses quatro meses (do lançamento em abril até este momento) tivemos muitos aprendizados, algumas frustrações e planejamentos alterados. A versão premium do MOSTY, que já estava em desenvolvimento, teve que ser postergada e isso aconteceu, principalmente, pelo fato de termos percebido a real necessidade das consultoras. Quando planejamos algo, ali apenas no papel, tudo parece muito simples e fácil, parecia que tudo estava claro e não teríamos dificuldades em ser entendidos, mas quando se está na prática temos que “dançar conforme a música” e atender não ao que queremos e imaginamos ser o ideal, mas ao que realmente é ideal para o público. 

Vivemos a era da transformação digital, em um mundo onde todos nós estamos famintos por conveniência e por redução de atrito.

O MOSTY foi e está sendo muito bem aceito. Nosso maior atrativo é a conveniência que, somada com a experiência do usuário, estão trazendo novos negócios. Recebemos diariamente depoimentos de consultoras que nos dizem que conseguiram fechar mais serviços, já que as clientes ficam curiosas e desejam preencher todos os features. Tem também as clientes que mostram o app para amigas e geram o interesse criando novos negócios para a consultora escolhida. Isso é possível, pois conseguimos, através da tecnologia, tangibilizar os serviços, apresentando de maneira real os benefícios, facilitando a venda da consultoria ou de mais etapas.


Depois de algumas frustrações entendemos que a versão que lançamos é a versão que devemos estar. Vivemos a era da transformação digital, em um mundo onde todos nós estamos famintos por conveniência e por redução de atrito. Os próximos passos irão acontecer, mas no momento certo. Somos uma Plataforma que deve estar na mesma página da consultora, entendendo as suas necessidades, oferecendo um atendimento rápido e personalizado, para que todas se sintam confiantes e confortáveis para usar esta tecnologia a favor dos seus atendimentos, vivendo e sentindo as mudanças que esta conveniência pode agregar à experiência com a cliente final. 



Acredito que dividindo todo esse desafio que é a mudança de profissão, as incertezas que vêm junto com essa decisão e as novas oportunidades que surgem, eu possa empolgar outras pessoas. Não tem sido fácil, mas tem sido muitoooooo gostoso. Cada pequena vitória é celebrada e com muita garra e alegria eu vou superando meus desafios e me tornando uma pessoa melhor. Não posso deixar de mencionar as grandes mulheres que têm vivido esses desafios comigo (sim, o MOSTY é uma empresa de tecnologia onde a grande maioria é mulher), porque aqui acreditamos que o sucesso só é completo quando ele é compartilhado.


Bom, te convido a fazer parte dessa jornada com a gente. Sabemos que o caminho é longo mas acreditamos que junto com vocês vamos chegar longe!


 

 


Trabalhar por mais de 10 anos em agência de publicidade me trouxe um olhar criativo sobre a forma visual com que as marcas se comunicam. E foi assim que comecei a me encantar com a força que a imagem tem em praticamente todos os universos e a analisar menos as marcas e mais as pessoas, principalmente na mensagem passada através do que cada uma veste. Ao morar em Toronto, a pesquisa tornou-se fundamental para fazer a imersão em um novo “mundo”, e foi onde pude viver novas possibilidades criativas, deixando para trás ideias pré-concebidas e ultrapassadas. 

Quando voltei para o Brasil, estava decidida a me desafiar e iniciar uma carreira como Consultora de Imagem e Estilo. Conhecer Ilana Berenholc, Cris Pinheiro Guimarães, Marcia Crivorot, Silvia Scigliano e Luciana Ulrich atestou a minha nova trajetória, me levando a fazer novas descobertas e a estudar em novos territórios, como São Paulo, Rio de Janeiro e em Nova York, onde estudei na FIT (Fashion Institute of Technology) e trabalhei no backstage da New York Fashion Week.

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