Como desenvolver habilidades de venda.

Por Juliana Berman


Se você começou a ler esse texto achando que vou dar um atalho, uma solução mágica, melhor parar por aqui. Especialmente nesse momento que estamos vivendo, não tem caminho certo e qualquer previsão é um mero chute. A única certeza que podemos ter hoje é que vai passar. Essa é a grande verdade, e, enquanto não passa, e seguimos sem saber de mais nada, a gente pode dar alguns passos. O primeiro é que a gente precisa aceitar o momento e, depois, buscar desenvolver nossas habilidades. Precisamos sofrer menos e nos preparar mais para o que está vindo. Por isso, decidi falar um pouco sobre as habilidades de vendas, e ações que podemos tomar nesse período (e seguir aplicando depois que tudo passar)


1) Foca nos seus valores


Busco sempre tomar decisões observando a ligação com meus valores. Em momentos difíceis e de muita incerteza, muitas vezes nos afastamos de quem somos e buscamos soluções rápidas e simples para os nossos desafios. Nesses momento de adversidade, precisamos mais do que nunca nos aproximar do nosso propósito e dos nossos valores, são esses que vão nos ajudar a tomar as decisões corretas em tudo, criação de serviços, decisão com relação a parceria e inclusive contratação ou demissão.


Ainda não tem seu propósito e valores claros e bem definidos? Convido usar esse tempo para criá-los. Esse é um exercício seu e de mais ninguém, não tente copiar isso de uma outra empresa ou profissional, é necessário ouvir seu coração (isso mesmo).


Faça a pergunta, Por quais atitudes você:


a) Quer ser conhecida?


b) Quer ser lembrada?


c) Quer ser admirada?


2) Escreve e Treine seu Pitch de Vendas


Depois de saber exatamente o que você acredita, agora vamos para a prática, você precisa aprender a vender.


Uns tem mais habilidades, outros menos, mas não acredito que ninguém nasça vendedor, creio que vender é como desenvolver uma habilidade e praticando nós podemos melhorar continuamente. Sempre tive muita facilidade em me comunicar, mas devo admitir, encontrar o pitch perfeito me levou tempo e muita resiliência. Resiliência sim, muitas vezes me senti mal tentando apresentar meus serviços para uma estranha, mas com a prática fui adaptando e hoje me sinto muito confiante para vender meus serviços.


"Só se conhece o que se pratica.” Montesquieu

Dicas:


a) Use linguagem simples, esqueça palavras muito bonitas, você precisa se comunicar de forma clara e fácil;

b) Não exagere nas características (autoconhecimento, autoanálise, amor próprio);

c) Foque nos benefícios (ganhe tempo, economize dinheiro, sinta-se confiante);

d) Use a MOSTY para tangibilizar os serviços;


e) Adapte seu discurso com o tempo que o cliente te oferece;





3) Use e Abuse da Criatividade


Vamos lá, já sabemos exatamente o que fazemos e acreditamos, temos paixão pelo nosso trabalho e temos um pitch de vendas no ponto, agora precisamos ajudar o universo e criar oportunidades. Se você pensa que postar no Instagram e ficar esperando as clientes correrem para contratar seu serviços, sinto te informar, não vai rolar (Se rolar você é uma baita sortuda). Agora é hora de ir pra arena e buscar oportunidades para apresentar nosso trabalho e encantar nossas clientes.


Quais os pontos eu devo conectar para vender nesse novo cenário?


a) Pessoas; clientes antigos, possíveis clientes que se interessaram e não fecharam e conexões;

b) Novos negócios; Quem assim como eu está buscando novas oportunidades (hoje, praticamente todo mundo). Lojas, marcas, influencers, outros negócios.

Obs - Nesse momento é muito importante ser guiado pelos seus valores e se conectar e desenvolver parcerias com pessoas que tem alinhamento com seus valores.

c) Diferenciais; seus pontos fortes são apenas seus, não copie. Crie ferramentas e busque se diferenciar focando nos seus pontos fortes.





Conexão nunca foi tão importante, por isso, network, mesmo que virtual, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida.


Aproveite a oportunidade da “escuta ativa”. As conexões vão trazer as oportunidades para novos serviços, novas soluções.

Acha que precisa de mais ajuda para desenvolver essas habilidades? Assista a minha aula no projeto MOSTY ON, São apenas R$ 15,00 e todo o valor é doado para o projeto do Gerando Falcões, #coronanoparedão.




0 visualização

ACOMPANHE O MOSTY

  • Instagram MOSTY
  • MOSTY - youtube
  • LinkedIn MOSTY