Como criar a paleta de cores perfeita para a sua marca?

Antes de falarmos sobre cores, vamos dar um passo para trás e falar sobre a concepção da sua marca.


O conceito de propósito e essência de marca


É fundamental uma reflexão profunda sobre seus atributos mais desejáveis: quem sou e como quero ser percebida pelo mercado como marca?


A resposta desse exercício é o seu propósito. É a sua essência, a razão de existir da sua marca.


Um passo à frente


A paleta de cores é um conjunto de tons utilizados em harmonia para criar a identidade visual da sua marca e remeter à sua essência e ao seu propósito.


Está presente no seu logo e guia todos os materiais gráficos on e offline.


Ou seja, sua paleta, unida a outros elementos, como a linguagem ou tom de voz que você utiliza, comunica quem você é e como quer ser percebida pelo mercado.


As cores geram emoções, impactando positivamente ou negativamente no seu público, pois ativam determinadas regiões do cérebro.


Lembre-se: tudo em uma marca comunica, seja texto, cores, imagens...


Fonte: neilpatel.com/br/

Escolhendo a paleta na prática

  • O ideal é escolher 1 ou 2 cores principais e 1 ou 2 cores secundárias. Essa cor secundária pode fazer contraste e chamar atenção em algum layout específico. Mas uma paleta muito extensa dificulta a criação da identidade visual;

  • Pode ser monocromáticas, análogas, complementares ou customizadas;

  • Fique de olho nas cores que colegas do mercado estão usando e, claro, tente se diferenciar;

  • Se você não é tão expert em cores, use sua sensibilidade para fazer as combinações;

  • Esteja alinhado ao propósito da sua marca e à sensação que quer transmitir.

Significado das cores Pantone


Estudo desenvolvido pela empresa de design norte-americana Carey Jolliffe Graphic Arts e traduzido aqui.


E aí, quais cores se aproximam mais do propósito da sua marca?


Vermelho escuro – PMS 1945 – Positivo: rico, elegante, refinado, bom gosto, maturidade, robusto, suntuoso.


Vermelho tijolo – PMS 188 – Positivo: quente, forte, prático, objetivo, vigoroso, campestre.


Vermelho claro – PMS 186 – Positivo: excitante, sexy, revigorante, apaixonado, quente, dinâmico, estimulante, provocativo, dramático, poderoso, magnético, assertivo, aventureiro, exigente. Negativo: agressivo, violento, belicoso, perigoso, temperamental.


Rosa Brilhante – PMS 205 – Positivo: excitante, teatral, divertido, chama a atenção, muita energia, sensual, selvagem, tropical, vibrante, estimulante. Negativo: brega.


Dusty Pink – PMS 693 – Positivo: macio, sutil, aconchegante, gentil, nostálgico.


Rosa Claro – PMS 1895 – Positivo: romântico, carinhoso, macio, doce (paladar e olfato), compassivo, afetuoso, frágil, delicado, inocente, jovem. Negativo: muito doce, muito sentimental.


Pêssego – PMS 162 – Positivo: maternal, macio, tátil, delicioso, doce (paladar e olfato), convidativo, quente, confortável, íntimo, modesto, confortante.


Coral – PMS 170 – Positivo: força vital, energizante, flexibilidade, desejo.

A cor escolhida para ser tendência em 2019

Tangerina – PMS 715 – Positivo: suculento, energizante, vital, fértil, cheiro forte.


Laranja Vibrante – PMS 1586 – Positivo: divertido, caprichoso, infantil, feliz, brilhante, quente, ativo, amigável, de boa natureza, expansivo, espontâneo, otimista, comunicativo, alegre, sociável, autoconfiante, persuasivo. Negativo: alto, estridente, frívolo.


Ginger – PMS 180 – Positivo: picante, exótico, saboroso, de cheiro forte.


Terra Cotta – PMS 7522 – Positivo: quente, prático, convidativo, abundante, saudável.


Bege escuro – PMS 729 – Positivo: rústico, florestal, áspero, resistente, sensação de ar livre.


Chocolate/Café – PMS 477 – Positivo: delicioso, rico, robusto, apetitoso.


Marrom Terra – PMS 438 – Positivo: prático, rígido, sólido, enraizado, completo, abrigo, morno, durável, seguro, confiável, natural, tradicional, solidário.


Ouro metálico – PMS 871 – Positivo: luxuoso, brilhante, rico, divino, intuitivo, opulento, suntuoso, caro, radiante, valioso, com prestígio. Negativo: espalhafatoso.


Âmbar – PMS 1385 – Positivo: multicultural, abundante, original, outono, suave, doce.