A Arte do começo 2.0 - Dica de livro MOSTY

Esse post é uma novidade no nosso blog, vamos dividir com vocês Consultoras de Imagem algumas dicas de leitura para que vocês possam desenvolver seu negócio. O livro escolhido para abrir essa nova seção é o "A arte do começo 2.0" do autor Guy Kawasaki.





Quem é Guy Kawasaki?



Guy Kawasaki é mentor da Canva, serviço de design on-line, já foi executivo da Apple e atuou na fundação de diversas empresas e , por meio de seus livros e artigos , orientou milhares de pessoas que realizaram o sonho de começar um empreendimento.


O empreendedorismo consiste em fazer, não em aprender a fazer


O guia definitivo para iniciar seu projeto ou startup.


Você deve estar se perguntando, qual a relação entre a Consultoria de Imagem e empreendedorismo ou até mesmo startups?


Tem tudo a ver! Quando você inicia sua carreira na consultoria de imagem, você está iniciando um novo negócio, é muito importante entender isso para que você possa desenvolver novas habilidades e ter sucesso nessa jornada.




O caminho é longo e árduo, você vai precisar aprender com os erros e estar sempre se renovando. Muitas pessoas acreditam que a caminhada de um empreendedor de sucesso é uma subida constante, porém, a realidade é que é um caminho com muitos altos e baixos e que você precisa estar sempre forte e atento para o próximo passo.





Agora vamos trazer os pontos mais importantes do livro que podem servir de insights para seu negócio.



1) DEFINA UM MODELO DE NEGÓCIO


Você precisa entender que um novo negócio ou ganha dinheiro ou "morre". Você precisa escolher um modelo para que invista nos seus pontos fortes. Um bom modelo de negócios a obriga a responder suas perguntas:


- Quem está com seu dinheiro no bolso?


Essa pergunta nos ajuda a identificar o cliente e sua necessidade (dor).


- Como vai trazer esse dinheiro para o seu bolso?


A segunda pergunta cria um mecanismo de vendas a fim de garantir a que a receita exceda os custos.


Você vai ajustar seu modelo de negócio diversas vezes durante sua jornada, o mundo está em constante mudança e uma estratégia vencedora hoje provavelmente não terá sucesso próximo semestre.


Algumas dicas para auxiliá-la durante o processo:


  • Aponte para um nicho específico - Quanto maior a precisão para descrever os clientes, melhor.


  • Simplifique - Evite jargões de negócios e criar frases que não representam seu negócio.


  • Se inspire - Procure correlacionar seu modelo ao de alguém que faz sucesso em outra área .



2) A ARTE DE FAZER "BOOTSTRAPPING"


Mas o que significa Bootstrapping?


Segunda Yuri Gitahy (especialista em Startup), bootstrap significa criar seu negócio usando somente recursos próprios, apertando os cintos do time e não recorrendo a investidores externos. Se há alguma entrada de capital, ela vem dos primeiros clientes.


Inicialmente temos que realizar muitas atividades, desenvolver identidade visual, buscar clientes, enviar orçamentos, controlar nossas finanças e muito mais...


E como o Bootstrapping pode ajudar a Consultora de Imagem?


Empresas que você conhece e respeita – como Microsoft, Dell, Amazon e Cacau Show além de muitas outras com produtos mais tradicionais – foram criadas por bootstrapping, com um grande esforço do empreendedor e seu time inicial.


Esses “bootstrappers” costumam ter um foco muito claro no cliente desde o primeiro momento, especulando menos e validando todas suas suposições – além de terem uma intuição muito forte sobre o caminho certo a seguir. Veja algumas dicas que você pode implementar no seu negócio:



a) Faça permutas


Permuta é uma ótima forma de conseguir serviços profissionais sem investir capital. No início, provavelmente você terá poucos clientes, uma estratégia é oferecer trocar seus serviços por: criação da marca, desenvolvimento do site, fotos profissionais e o que a criatividade e necessidade te permitir.


b) Use a tecnologia


A tecnologia é uma excelente ferramenta para gerar valor ao cliente com baixo custo. Nos dias de hoje existe uma solução simples e barata (às vezes até gratuita) para resolver nossos desafios. Veja alguns exemplos abaixo:



c) Use a criatividade


Quando os recursos são escassos precisamos usar a criatividade para encontrar alternativas e soluções. Muitos desistem quando encontram um desafio, porém apenas os que perseveram, podem encontrar grandes soluções para os problemas.




3) A ARTE DE SOCIALIZAR


As mídias sociais compreendem um trio de características do marketing: rapidez, gratuidade e onipresença.


As mídias sociais são a melhor coisa que aconteceu para os empreendedores. Você consegue desenvolver seu negócio e alcançar milhares de pessoas com pouco investimento, porém não é fácil alcançar bons resultados.


Nesse artigo falamos um pouco sobre o que tipo de conteúdo postar para alavancar seu negócio.


Agora vamos ver algumas dicas do Guy:


a) ELABORE UM PLANO


  • Decifrar seu modelo de negócio;

  • Compreender que tipo de pessoas você precisa atrair;

  • Descobrir que tipo de conteúdo essas pessoas querem ler;

  • Compartilhar esse tipo de conteúdo.


Mais importante que planejar é queimar as pestanas - ou seja, trabalhar duro, por bastante tempo e experimentar.

b) COMPREENDA BEM AS PLATAFORMAS


É muito importante que entenda que cada plataforma tem uma particularidade e você precisa entender para saber utilizá-la da maneira correta e alcançar ótimos resultados, as principais são:


FACEBOOK - É a plataforma que a maioria das empresas utiliza a fim de atingir os clientes.


INSTAGRAM - Atua como narrativa visual. As empresas compartilham imagens de seus produtos, serviços ou foto dos fãs.


LINKEDIN - Um mídia social mais séria e profissional. O conteúdo e comentários faz dele uma ferramenta de marketing de grande utilidade.


PINTEREST - Trata-se de uma plataforma visual na qual as pessoas descobrem e salvam as coisas que mais gostam. De longe, é a mais bonita plataforma de mídia social.


YOUTUBE - É uma ferramenta muito potente caso seja capaz de produzir vídeos interessantes e educativos, o que não é muito difícil nos dias de hoje.


Caso você não tenha tempo de engajar em todas essas mídias (se conectar pelo menos 2 vezes por dia), escolha as que você percebe maior valor para sua empresa e esteja sempre conectado com os seus clientes.


No final você é diferente ou barato.

c) APERFEIÇOE SEUS PERFIS


OTIMIZE POR 5 SEGUNDOS - As pessoas não estudam perfis. Gastam poucos segundos dando uma olhada neles e então tomam uma decisão.


CONTE SUA HISTÓRIA COM IMAGENS - Use imagens legais, tanto no seu avatar quanto nas imagens que você compartilha nas suas mídias sociais.


FORNEÇA TODAS AS INFORMAÇÕES - Depois que você atrai a atenção dos seus clientes, eles vão querer saber mais informações sobre o seu negócio, então, forneça o máximo de informação possível. Pense no perfil como um currículo.



Para finalizar Guy compartilha algumas dicas bem legais, para que o foco do seu negócio não esteja apenas, sempre precisamos buscar algo maior do que a realização financeira e nada melhor do que compartilhar com os outros nosso conhecimento.


  • AJUDE QUEM NÃO PODE COLABORAR COM VOCÊ


  • AJUDE SEM ESPERAR RETORNO


  • AJUDE MUITA GENTE


  • FAÇA O QUE É CERTO


  • RETRIBUA À SOCIEDADE O QUE RECEBER



Tem dúvidas pra começar seu negócio? A gente te ajuda! Nos mande uma mensagem.


Carla Araujo

Executiva de Vendas da MOSTY

atendimento@mosty.com.br

www.mosty.com.br


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